Foi aprovado por unanimidade em Assembleia Geral Ordinária (AGO) o orçamento de 2024. Pela projeção, o exercício terá superávit. A AGO ocorreu nesta quinta-feira (28), em Porto Alegre, na sede do sindicato. Ao todo, 30 empresas estiveram representadas. Outra deliberação diz respeito às contribuições associativas. Para funerárias localizadas em municípios com população de até 10 mil habitantes, o valor da semestralidade será de R$ 363. Para funerárias localizadas em municípios com população de até 10 mil habitantes, o valor da semestralidade será de R$ 363. Para as localizadas em municípios com até 20 mil habitantes, o valor da mensalidade vai para R$ 242. Para as localizadas em municípios com até 180 mil habitantes, o valor da mensalidade será de R$ 313,50. Para as localizadas em municípios com mais de 180 mil habitantes, o valor da mensalidade vai para R$ 495. As associadas em dia com a tesouraria estarão isentas da contribuição assistencial, que é relativa ao custeio das negociações coletivas. O valor para emissão de guias de liberação pela Central de Atendimento Funerário de Porto Alegre (CAF) muda. Agora, empresas associadas do interior passam a pagar R$ 143. Já as não associadas, R$ 286. Os novos valores vigoram a partir de 1º de janeiro.
A mesa diretiva da assembleia foi composta pelo presidente Valdir Gomes Machado e o advogado José Horácio Gattiboni, da Sartori & Gattiboni Advogados. O delegado da regional Metade Sul Olindo Francisco Muller da Hora secretariou a AGO. A apresentação dos números foi feita pelo contador Evanir Aguiar dos Santos, da Fortus Consultoria Contábil. O levantamento está disponível com a secretaria para consulta. A AGO de prestação de contas do exercício 2023 será em abril.
O Sesf-RS faz na quinta-feira (28) Assembleia Geral Ordinária (AGO) de previsão orçamentária para 2024. O local é a sede do sindicato, que fica na rua Botafogo, 1287/2º andar, bairro Menino Deus. Poderão participar diretores funerários de empresas associadas em dia com a tesouraria. A primeira chamada se dará às 9h. Caso não haja maioria das funerárias do quadro associativo representadas, será feita nova chamada às 9h30min, tendo a AGO início com qualquer número de presentes. A assembleia também tratará dos valores das contribuições associativas e das guias de liberação emitidas pela Central de Atendimento Funerário de Porto Alegre (CAF).
Foto: pcch.vetor/Freepik
O Sesf-RS promove em Passo Fundo o curso de Necromaquiagem e Restauração Facial com Próteses Sintéticas e Práticas de Tanatopraxia no Dia a Dia. A capacitação será no laboratório da São José Preparações e Translados. A duração é de cinco dias. São duas turmas, cada uma com 15 vagas. A primeira terá início no dia 2 de outubro, e a segunda no dia 6 de novembro. O curso é exclusivo para diretores e agentes funerários de empresas associadas. Haverá limite de uma inscrição por funerária. A realização é da Protanato. O ministrante é o professor e tanatopraxista Clayton Marchioro.
“É mais uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional com valor subsidiado”, destaca o presidente Valdir Gomes Machado. “São 30 vagas distribuídas em duas turmas. Isso ratifica nosso compromisso de levar novos conhecimentos a um número cada vez maior de pessoas”, complementa a diretora administrativa Valdirene Moreira.
As inscrições podem ser feitas com a secretaria do sindicato em horário comercial pelo telefone 51 3219.4266, WhatsApp 51 9 9238.4423 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O valor é R$ 1.100. O pagamento terá de ser feito à Protanato no local, antes da primeira aula. São duas opções: via Pix ou cartão de crédito, em até três vezes. A capacitação se divide em aulas teóricas e práticas. Cada aluno receberá uma apostila. O certificado de conclusão será emitido pelo Instituto Protanato de Ciência Mortuária e enviado posteriormente.
Foto: Freepik
Estão abertas as inscrições para a Exposição Nacional de Produtos e Serviços para o Setor Funerário (Exposesf), que acontece nos dias 13 e 14 de setembro, em Porto Alegre. O local é o Centro de Eventos da PUCRS. A feira faz parte das comemorações dos 40 anos do sindicato. A visitação é gratuita para diretores funerários, agentes, tanatopraxistas, necromaquiadores, ornamentadores, cerimonialistas, gestores de planos assistenciais, administradores de cemitérios e crematórios, entre outros profissionais do setor. O acesso dos participantes ao ciclo de palestras se dará por meio da aquisição de passaporte. Já o acesso ao jantar comemorativo se dará por meio da aquisição de convite. Tanto a inscrição para visitação quanto a compra de passaporte e/ou convite podem ser feitas pelo site www.exposesf.com.br.
A comercialização de estandes ainda está em andamento. Dos 54 disponíveis, 41 já foram vendidos. A planta com os expositores confirmados já consta no site. A venda dos espaços está sendo feita pelo assessor de imprensa Jair Farias. A empresa Cem Cerimônia foi a escolhida para organizar. Já a montadora é a Qualittá Stands.
Palestras, jantar e valores
O ciclo de palestras será no Teatro da PUCRS. Já o jantar comemorativo está marcado para o Grêmio Náutico Gaúcho. A aquisição do passaporte para assistir os dois dias de palestras custa R$ 350 para quem é de empresa associada. Para quem não é, o valor é R$ 400. O passaporte para assistir apenas um dia de palestras custa R$ 250 e R$ 300, respectivamente. A onda de vendas do primeiro lote vai até 5 de agosto, depois haverá mudança nos valores. A aquisição do convite para o jantar custa R$ 130, independentemente de o participante estar ou não vinculado à empresa associada.
Foto: Divulgação/PUCRS
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
DIA 13
- CICLO DE PALESTRAS
Local: Teatro da PUCRS
9h: Enjoy Mulher, com Angéllica Noguez e Marlene Cândido
Tema: Produtividade e Felicidade: Mude seus Hábitos e Decole
10h: Dado Schneider
Tema: O Mundo Mudou... Bem na Minha Vez!
11h: Fabrício Carpinejar
Tema: Depois é Nunca: A Urgência de Viver e o Respeito ao Luto
Mestre de Cerimônias: Circo Vox
- EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Local: Centro de Eventos da PUCRS
Das 13h às 19h
Em simultâneo à feira, na área externa, haverá:
Mostra de veículos funerários antigos
Memorial com a história do serviço funerário
- JANTAR COMEMORATIVO DOS 40 ANOS
Local: Grêmio Náutico Gaúcho
21h
DIA 14
- CICLO DE PALESTRAS
Local: Teatro da PUCRS
9h: Ronan Mairesse
Tema: Atitude e Mente de Campeão: Como Vencer em um Mundo Dinâmico e Incerto
10h: Michelle Bebber
Tema: Marketing Funerário Sim! O Caminho para uma Presença Forte no Setor
11h: Ricardo Ventura
Tema: Linguagem Silenciosa das Vendas
Mestre de Cerimônias: Circo Vox
- EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Local: Centro de Eventos da PUCRS
Das 13h às 19h
Em simultâneo à feira, na área externa, haverá:
Mostra de veículos funerários antigos
Memorial com a história do serviço funerário
A diretoria do sindicato recebeu a visita de Paulo Barragan, titular do Departamento de Perícias do Interior (DPI). A reunião com o representante do Instituto-Geral de Perícias (IGP) ocorreu em 30 de junho, no Sesf-RS. Na pauta, a operação do Sistema de Remoções de Corpos. Além da diretoria, o encontro teve a presença de dois delegados: Ismael Viecilli, da regional Planalto Médio, e Olindo Francisco Muller da Hora, da regional Metade Sul. Na reunião, Barragan revelou a intenção de firmar contratos emergenciais com peritos médico-legistas e técnicos em perícias para reforçar o efetivo nos postos do Departamento Médico-Legal (DML), a começar por Uruguaiana. “Com isso, vamos tentar resolver problemas crônicos”, disse. “A sua presença aqui indica que veio para jogar conosco, e não para levar a bola debaixo do braço”, afirmou o presidente Valdir Gomes Machado.
Sobre as reclamações de mau atendimento nos postos, o diretor do DPI pediu que fossem reportadas a ele. “Assim, podemos tomar ciência e providências”, condicionou. “Os problemas decorrem, muitas vezes, da falta de uma comunicação assertiva entre os servidores envolvidos no atendimento”, pontuou o vice-diretor administrativo Maicon Bogorni da Costa Leite. “Parece que não há uma hierarquia”, complementou Ismael.
Outro tema tratado foi o sistema de plantões regionais de fim de semana que sobrecarregam o atendimento nos postos da escala enquanto outros ficam fechados. “Isso é prejudicial para as funerárias, especialmente pelo aumento nas distâncias percorridas”, destacou a diretora administrativa Valdirene Moreira. “Me comprometo a revisar isso”, garantiu Barragan. Ainda na reunião, o secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva reclamou da falta de informação quanto as escalas nos postos. “Precisamos estar atualizados para comunicar as empresas”, argumentou.
Dispensar os agentes da funerária acionada de aguardar pela emissão do Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia após o recolhimento do corpo a ser transladado foi mais um tema tratado. De acordo com o diretor do DPI, o envio do documento poderia ser feito de forma on-line pela própria delegacia ao posto do DML onde será feito o procedimento. Nesse cenário, o ofício de encaminhamento para necropsia seria fornecido pela perícia criminal, no local da ocorrência. “É uma possibilidade a ser estudada”, aventou Barragan. Também na reunião, o diretor de comunicação Andrei Maciel Grave lembrou a necessidade de uma conduta mais humana por parte de alguns servidores. “É um momento delicado para as famílias”, assinalou.