O Sesf-RS encaminhou ofício à Secretaria Estadual da Saúde nesta sexta-feira (15) com o pedido de inclusão de agentes funerários no rol de prioritários para a vacinação contra a Covid-19. De acordo com o documento, o pleito "se justifica no fato das funerárias prestarem um serviço essencial à população", estando os agentes "na 'linha de frente' para o cumprimento de todas as atribuições que envolvem o serviço funerário, circulando muitas vezes por ambientes potencialmente nocivos, como hospitais, clínicas, postos de saúde e Departamento Médico-Legal (DML)".
Segundo o presidente Valdir Gomes Machado, ele próprio já havia conversado com a secretária da pasta, Arita Bergmann, onde relacionara as razões para o pedido. No contato, ficou acertado que o ofício seria encaminhado, para formalização. "A demanda é pertinente e esperamos que seja atendida", destaca o presidente.
Autorização O uso emergencial das vacinas Coronovac e de Oxford foi autorizado hoje, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aprovação se deu por unanimidade. De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o início da vacinação deverá ocorrer na próxima quarta-feira, 20.