NOTA OFICIAL 3

Categoria: Notícias Criado: Quinta, 09 Mai 2024 10:40

Em razão do estado de calamidade pública e da necessidade de ações que facilitem os processos, o Sesf-RS continua em contato com os órgãos competentes pedindo urgência na adoção de medidas junto ao Departamento Médico-Legal (DML) e seus postos para tornar mais ágil as liberações de corpos pós-necropsia. A retenção sob pretexto da espera pelo exame papiloscópico só se justifica nos casos em que o óbito tenha decorrido das enchentes. Nos demais casos, a demora só agrava o sofrimento da família enlutada, já abalada psicologicamente pela perda de seu ente querido. Fora isso, é sabido que a estrutura das unidades não suporta o armazenamento de corpos em grande quantidade. Outra questão providencial pleiteada pelo sindicato diz respeito à priorização das funerárias em ter acesso a combustível, bem como orientação permanente quanto a trafegabilidade nos deslocamentos. O serviço funerário é considerado essencial e precisa de suporte para sua prestação em meio a este cenário atípico. Por fim, o Sesf-RS também reivindica que as liberações de corpos pós-necropsia ocorram independentemente de o DML (ou PDML) estar com energia elétrica e/ou internet. A estas horas, até mesmo os controles manuais são válidos. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, o telefone do sindicato é 51 3219.4266, com atendimento em horário comercial. O WhatsApp é 51 9 9238.4423, com atendimento 24 horas. O telefone da Central de Remoções é 0800.510.0909, com atendimento 24 horas. Há, ainda, o telefone da Central de Atendimento Funerário de Porto Alegre (CAF), que também está à disposição 24 horas: 51 3232.0065.

Foto: rawpixel/Freepik