Presidente e vice vão ao IGP e entregam pauta de reivindicações

Categoria: Notícias Criado: Sexta, 19 Novembro 2021 15:40

O presidente Valdir Gomes Machado e o vice Claunei Carvalho Szczepaniak foram ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) nesta quarta-feira, 17, para uma reunião com a diretora do Departamento de Perícias do Interior (DPI), Marguet Mittmann. Na oportunidade, entregaram pauta de reivindicações para melhorias e adequações no funcionamento dos postos do Departamento Médico-Legal (DML). A reunião também teve a participação de Rodrigo Oliveira da Silva, secretário executivo, Jair Farias, assessor de imprensa e Valdirene Moreira, delegada da regional Planalto Médio. Entre os pedidos, está a realocação de peritos médico-legistas para reativação de postos que não estão em operação, como o de Frederico Westphalen, o término do sistema de plantões regionais nos fins de semana, que têm sobrecarregado o atendimento nos postos da escala enquanto outros ficam fechados, e a adoção da prática do envio on-line de boletins de ocorrência e ofícios de encaminhamento aos postos, para que as funerárias não tenham mais de aguardar nas delegacias de polícia pela emissão desses documentos.

Na reunião, Valdir lembrou que as dificuldades das empresas credenciadas têm aumentado. “A situação está se agravando. As limitações de atendimento nos postos têm feito com que as funerárias percorram distâncias cada vez maiores”, disse. “Nosso número de servidores é reduzido. Em março, com o fim dos contratos emergenciais, o cenário tende a piorar”, contrapôs Marguet. O Estado precisa renovar esses contratos que estão findando e fazer um novo chamamento de aprovados no último concurso, replicou Valdir. “Estamos chegando no limite”, acrescentou Claunei. Quanto à escala de plantões de atendimento nos postos, o vice-presidente queixou-se da desinformação. “Isso precisa ser resolvido, assim o como o mau atendimento de servidores”, cobrou. Sobre essa questão, Jair sugeriu a realização de workshops com a participação de coordenadores regionais dos postos, peritos médico-legistas, técnicos em perícia, policiais e agentes funerários. “É uma forma de esclarecer atribuições e ajustar rotinas”, afirmou. 

Outro pedido partiu de Valdirene. Para a delegada, empresas de cidades como Alpestre, Caiçara e Rodeio Bonito não podem mais transladar corpos a Passo Fundo, em razão da distância. “O mais certo seria que levassem a Palmeira das Missões. É uma distorção que precisa ser corrigida com urgência”, ressaltou. Segundo Marguet, o pedido será analisado, assim como outras situações envolvendo o atendimento a municípios em suas respectivas regiões. “Estamos trabalhando em uma reestruturação com os coordenadores dos postos”, assegurou. Ainda na reunião, foi discutida a questão sobre a instalação de uma câmara fria no posto de São Borja. Embora novo, o equipamento adquirido não está em operação por falta de espaço físico. De acordo com o sindicato, funerárias locais se dispõem a viabilizar a ampliação do posto para que a câmara fria possa ser instalada. No entanto, a coordenadoria da região teria negado a ajuda. “Estamos indo a São Borja na semana que vem para tratar disso”, garantiu Marguet.

Reforço

Nesta quinta-feira, 18, Claunei esteve com o deputado estadual Marcos Vinícius de Almeida (PP) e entregou a ele a pauta de reivindicações que fora levada ao IGP no dia anterior. O encontro dos dois correu durante reunião-almoço na Associação Comercial e Industrial de Camaquã (Acic). De acordo com vice-presidente, o parlamentar assegurou que incluiria o assunto na pauta de assuntos gerais a ser tratada em sessão na próxima quinta-feira, 25.

0
0
0
s2sdefault