Encerra nesta sexta-feira, dia 20, o prazo de envio da documentação para recadastramento no Sistema de Remoções de Corpos. A relação de documentos necessários pode ser solicitada para a secretaria do Sesf-RS, pelo telefone 51 3219.4266, WhatsApp 51 9 9238.4423 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O ciclo de reuniões para recadastramento inicia no dia 9 de agosto, em Porto Alegre. Depois, será a vez de Passo Fundo, no dia 23 de agosto, Santo Ângelo, no dia 6 de setembro, e Santa Maria, no dia 27 de setembro. “A partir deste ano, o diretor funerário poderá escolher a reunião que participará para retirar o certificado de recadastramento de sua funerária. É necessário informar à secretaria do Sindicato a reunião escolhida até 20 de julho”, explica o secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva. A presença do diretor funerário em uma das reuniões é obrigatória. Do contrário, a empresa não receberá o certificado.
As contas de 2017 do Sesf-RS e da Central de Atendimento Funerário de Porto Alegre (CAF) foram aprovadas por unanimidade em Assembleia Geral Ordinária ocorrida no dia 12 de julho, no Salão Farroupilha do Açores Premium Hotel, em Porto Alegre. O resultado do exercício apresentou superávit de R$ 27 mil. Ao todo, 55 empresas foram representadas na assembleia.
Em seu discurso, na abertura, o presidente Valdir Gomes Machado destacou o trabalho de Graff à frente do Sindicato na gestão 2014-2018. “Aprendi muito contigo. Hoje estou aqui com o compromisso de levar adiante o que você zelou por quatro anos”, afirmou.
A apresentação dos números de 2017 foi feita pelo assessor contábil Evanir Aguiar dos Santos. Na sequência, o conselheiro suplente Vilmar Xavier dos Santos fez a leitura da ata da reunião do Conselho Fiscal, ocorrida no dia 10 de julho, recomendando a aprovação das contas, sem ressalvas. Depois, foi aberta a votação, que decidiu pela aprovação unânime.
Além de Evanir e Vilmar, a Mesa Diretora da assembleia teve o vice-presidente Claunei Carvalho Szczepaniak, o diretor financeiro Cari Renato de Vargas e o assessor jurídico José Horácio Gattiboni. A mediação foi do assessor de imprensa Jair Farias Jr. O balancete de 2017 está à disposição das empresas associadas na secretaria do Sesf-RS, bem como os comprovantes das operações.
A diretoria do Sesf-RS foi à Secretaria da Fazenda no dia 12 de julho para reunião com Álvaro Abi Fakredin, secretário adjunto. Em pauta, a isenção do pagamento de pedágios e de IPVA para veículos a serviço do Sistema de Remoções de Corpos. No encontro, a diretoria reforçou o pedido pelas duas isenções.
“As funerárias credenciadas querem uma contrapartida pelo serviço que prestam gratuitamente para o Estado”, afirmou o vice-presidente Claunei Carvalho Szczepaniak. Segundo Fakredin, na questão do IPVA, não é possível encaminhar o benefício neste momento “por força da Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual”. “O período é de crise política, jurídica e econômica”, completou.
Sobre a questão os pedágios, o secretário adjunto se propôs a interceder junto à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Fakredin ligou para Nelson Lídio Nunes, presidente da autarquia, e reiterou o pedido do Sindicato por isenção. Uma nova reunião entre Nunes e a diretoria do Sesf-RS será agendada. Em paralelo a tratativa com a EGR tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 312/17, de autoria do deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), que dispõe sobre a isenção do pagamento de pedágios para veículos funerários, quando em uso exclusivo para sua finalidade.
Além de Claunei, participaram da reunião o diretor administrativo Maicon Bogorni da Costa Leite, o diretor financeiro Cari Renato de Vargas e a assessora legislativa Ana Paula Gaiesky Oliva, pelo Sindicato. Pela Secretaria da Fazenda, além de Fakredin, participou o subsecretário da Receita Estadual, Mário Luís Wunderlich dos Santos.
O Sesf-RS lamenta o falecimento de Nelsi Schaumloeffel, ocorrido hoje pela manhã, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ela tinha 67 anos e deixa o marido, José Luiz, e os filhos Ticiana, Maciel e Felipe. A família é proprietária da funerária Schaumloeffel, de Dois Irmãos. O velório ocorre neste momento, na Capela Municipal. O sepultamento será amanhã, às 10h, no Cemitério Católico 1.
O presidente Valdir Gomes Machado foi a Constantina no dia 6 de julho para uma visita a Urnas Rigon. Acompanhado do secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva, Valdir se reuniu com os diretores Leandro e Leonardo Rigon para discutir possibilidades de efetivação de parceria para capacitação diretores e agentes funerários. O gerente administrativo da La Bella, Marconi Gai, também participou da reunião.