A diretoria do Sesf-RS foi à Secretaria da Fazenda no dia 12 de julho para reunião com Álvaro Abi Fakredin, secretário adjunto. Em pauta, a isenção do pagamento de pedágios e de IPVA para veículos a serviço do Sistema de Remoções de Corpos. No encontro, a diretoria reforçou o pedido pelas duas isenções.
“As funerárias credenciadas querem uma contrapartida pelo serviço que prestam gratuitamente para o Estado”, afirmou o vice-presidente Claunei Carvalho Szczepaniak. Segundo Fakredin, na questão do IPVA, não é possível encaminhar o benefício neste momento “por força da Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual”. “O período é de crise política, jurídica e econômica”, completou.
Sobre a questão os pedágios, o secretário adjunto se propôs a interceder junto à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Fakredin ligou para Nelson Lídio Nunes, presidente da autarquia, e reiterou o pedido do Sindicato por isenção. Uma nova reunião entre Nunes e a diretoria do Sesf-RS será agendada. Em paralelo a tratativa com a EGR tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 312/17, de autoria do deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), que dispõe sobre a isenção do pagamento de pedágios para veículos funerários, quando em uso exclusivo para sua finalidade.
Além de Claunei, participaram da reunião o diretor administrativo Maicon Bogorni da Costa Leite, o diretor financeiro Cari Renato de Vargas e a assessora legislativa Ana Paula Gaiesky Oliva, pelo Sindicato. Pela Secretaria da Fazenda, além de Fakredin, participou o subsecretário da Receita Estadual, Mário Luís Wunderlich dos Santos.