O Sesf-RS promove no mês de agosto cinco cursos na modalidade on-line. As aulas serão ministradas ao vivo por meio de aplicativo de videoconferência. A participação é exclusiva e gratuita para profissionais de empresas associadas no sindicato. As inscrições podem ser feitas com a secretaria pelo telefone 51 3219.4266, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp 51 9 9238.4423. As vagas são limitadas. Cada funerária poderá inscrever até dois profissionais por treinamento. Ao final, o participante de cada capacitação receberá um certificado de conclusão. Dos cinco cursos ofertados, quatro serão realizados pela Laidom Cursos e Treinamentos e um pela Thanatology Capacitação Profissional. “Em razão da pandemia da Covid-19, a promoção de cursos presenciais ficou inviável, pelo menos por enquanto. Mesmo assim, cumpriremos com nosso compromisso de capacitar continuamente os profissionais do setor no Estado. Desta vez, será de forma on-line”, destaca o presidente Valdir Gomes Machado. Abaixo, mais informações sobre cada treinamento:
CERIMONIAL DE LUTO – com Jonas Zanzini
Data: 13 e 14 de agosto
Horário: 14h
Duração: quatro horas por dia
Inscrições: até 12 de agosto
Objetivo: preparar os participantes para que realizem cerimônias de despedida com qualidade e encanto
ESTRATÉGIAS DE VENDAS DE PLANOS – com Clerton Calves
Data: 18 e 19 de agosto
Horário: 14h
Duração: quatro horas por dia
Inscrições: até 17 de agosto
Objetivo: capacitar os alunos com novas estratégias de vendas e fidelização
NECROMAQUIAGEM – com Nina Maluf
Data: 25 e 26 de agosto
Horário: 14h
Duração: duas horas e meia por dia
Inscrições: até 24 de agosto
Objetivo: habilitar os participantes com técnicas eficazes e econômicas de necromaquiagem, repassando conceitos históricos e dicas para otimização do tempo
CREMAÇÃO: TODOS OS PROCEDIMENTOS, DE A A Z – com Jonas Zanzini
Data: 28 de agosto
Horário: 14h
Duração: quatro horas
Inscrições: até 27 de agosto
Objetivo: repassar aos alunos conhecimentos sobre os procedimentos que envolvem a cremação, desde a venda do serviço até a entrega das cinzas
VENDAS E ATENDIMENTO PERSONALIZADO AO CLIENTE – com Jonas Zanzini
Data: 31 de agosto
Horário: 14h
Duração: quatro horas
Inscrições: até 28 de agosto
Objetivo: qualificar os participantes para que, de forma respeitosa e clara, apresentem às famílias enlutadas as opções em produtos e serviços, com tranquilidade e segurança
Foto: katemangostar/Freepik
O presidente Valdir Gomes Machado esteve em Pinheiro Machado neste sábado, 25, para prestigiar a entrega do novo veículo adquirido pela funerária Santa Clara. É o terceiro carro da empresa, e será para uso exclusivo no serviço de translado de corpos ao posto do Departamento Médico-Legal (DML). A Santa Clara atua há oito anos no município e está localizada defronte ao Hospital Pinheiro Machado. À frente dela está o diretor funerário Edílio Gomes Ávila e sua esposa, Tereza Wayciochowski.
A Central de Atendimento Funerário de Porto Alegre (CAF) está com mudança na liberação de corpos para translado da Capital a outras localidades. A alteração visa flexibilizar o procedimento, de modo a tornar o atendimento mais ágil, evitando que agentes funerários e enlutados tenham de esperar por muito tempo no gazebo instalado em frente à porta de entrada. Agora, a CAF vai liberar às funerárias do interior a primeira via da Guia de Autorização para Liberação e Sepultamento de Corpos (GALSC), mediante apresentação da Declaração de Óbito. Assim, o agente poderá se deslocar à unidade de saúde ou o Departamento Médico-Legal (DML) para retirar o corpo enquanto o enlutado é atendido pelo cartório de plantão na CAF para registro do óbito. O novo procedimento vale somente para os sábados, domingos e feriados, sob a condição de a empresa assinar termo de compromisso estabelecendo que em até três horas retornará para retirar as demais vias da GALSC e a Guia de Autorização de Translado (GAT). A mudança entra em vigor a partir deste sábado, 11, e terá vigência durante a pandemia da Covid-19.
O presidente Valdir Gomes Machado foi a Santa Maria no dia 2 para uma reunião com o delegado da regional Campanha, Júlio Garcia Lopes. Em pauta, questões envolvendo o serviço funerário na região durante a pandemia da Covid-19. Na oportunidade, Valdir esteve no complexo de capelas velatórias da AM Brum Angelus, empreendimento da Angelus Oeste, liderada por Júlio. O local havia sido apresentado à comunidade de Santa Maria em outubro do ano passado, mas só no dia 26 de junho obteve o Alvará de Funcionamento da prefeitura, entrando definitivamente em operação. Na visita, o presidente foi recepcionado por Júlio e pelos diretores Rafael Silva e Rogério Ouros. “As instalações são amplas, modernas e confortáveis. Santa Maria está de parabéns por contar com essa infraestrutura de excelência”, destacou. O complexo é um empreendimento correlacionado à funerária, que foi fundada pelo ex-presidente do Sesf-RS Luiz Carlos Brum, o antigo proprietário.
O local apresenta duas capelas alto luxo, chamadas de Diamante e Rubi, duas luxo, batizadas de Safira e Esmeralda, e quatro médio luxo, que levam o nome de Turmalina, Topázio, Ametista e Jade. Um amplo hall separa as capelas alto luxo das luxo. Em frente às capelas Turmalina, Topázio, Ametista e Jade há outro hall e, entre elas, uma floricultura. O complexo conta também com recepção, banheiros nos dois ambientes para homens, mulheres e pessoas com deficiência, e estacionamento para 60 veículos.
A Angelus Oeste está presente em 11 cidades gaúchas. Tem 30 unidades, entre escritórios e funerárias. Além da prestação de serviços, administra e comercializa planos assistenciais.
Observação: durante a reunião e a visita, os participantes utilizaram máscaras. Elas foram retiradas apenas para a foto.
O Sesf-RS firmou uma parceria com a Acqio, empresa de meio de pagamento que comercializa máquinas de cartão. Pelo acordo, o valor para aquisição do equipamento será promocional para associadas do sindicato, podendo ser parcelado em até 12 vezes no cartão sem juros ou pago à vista no boleto. Não é necessário pagar taxa de adesão para utilizar a máquina, tampouco aluguel mensal. O equipamento, que funciona com conexão Wi-Fi e 3G, tem cinco anos de garantia e aceita as principais bandeiras. “É mais uma parceria firmada pelo sindicato para que as funerárias possam oferecer praticidade a seus clientes”, destaca o secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva. As empresas interessadas devem entrar em contato com a secretaria do Sesf-RS pelo telefone 51 3219.4266, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp 51 9 9238.4423. Posteriormente, serão redirecionadas para o consultor da Acqio responsável pelo atendimento a funerárias.
A máquina permite a inclusão de até 10 CNPJs. Por meio dela também é possível oferecer a clientes parcelamento em até 12 vezes. A Acqio disponibiliza um aplicativo para consulta, onde o diretor funerário poderá acompanhar suas vendas e visualizar comprovantes das transações. A empresa oferece atendimento presencial e consultivo de seus representantes, para orientação quanto a melhor forma de uso do equipamento. Assim como o valor para aquisição da máquina, as taxas cobradas pela Acqio para associadas também serão promocionais.