O Sesf-RS fechou parceria com a Ambientuus, empresa com mais de 20 anos de atuação especializada na coleta, transporte, tratamento e destino de resíduos químicos e biológicos. Pelo acordo, as associadas terão desconto na contratação do serviço. A Ambientuus já atende funerárias, opera em todo o Estado e conta com três periodicidades de coleta de resíduos: semanal, quinzenal e mensal. O limite é de 200 litros. Nos resíduos químicos, trabalha com os de classe I, grupo B. Nos biológicos, também com os de classe I, mas grupos A e E. As tecnologias utilizadas pela empresa no tratamento são incineração e esterilização, sendo que a primeira não gera passivo ambiental. Para ter direito ao desconto, a associada terá seu CNPJ validado pela Ambientuus junto à secretaria do sindicato quando do fechamento do contrato. A empresa está localizada em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, e atende nos telefones 51 3364.8688 e 3365.2254. O responsável é o engenheiro Ibernon Campos, a quem deve ser solicitado tabela de valores e condições de adesão.
As aulas de recuperação para quem não pôde comparecer à abertura do curso Gestão é Vida estão marcadas para os dias 3 e 4 de dezembro, das 8h30min às 11h30min. As atividades serão ministradas ao vivo por meio de aplicativo de videoconferência. Com isso, as inscrições para participação ainda podem ser feitas até o dia 2 com a secretaria pelo telefone 51 3219.4266, WhatsApp 51 9 9238.4423 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Há vagas. O investimento é de R$ 1.900 para profissionais de funerárias associadas no Sesf-RS. Para os demais, o investimento é de R$ 2.660. Os valores podem ser parcelados.
Promovido pelo sindicato e realizado pelo Grupo Valor, o treinamento tem o objetivo de levar aos alunos conhecimentos referentes a planejamento estratégico, com foco no setor funerário. As aulas são ministradas pelo consultor Alexandre Müller. A duração é de cinco meses, com 10 encontros presenciais em Porto Alegre. As primeiras duas aulas ocorreram nos dias 10 e 11 de novembro, no Hotel Continental.
Ao final da capacitação, o participante receberá um certificado de conclusão. A funerária a qual representa também será certificada, mas com um selo de excelência em gestão. A primeira edição do curso formou 16 alunos, tendo, inclusive, um inscrito de outro Estado.
O Sesf-RS está disponibilizando gratuitamente às associadas uma série de videoaulas sobre precificação do serviço funerário. Produzido em parceria com a Fortus Group, que presta assessoria contábil ao sindicato, o material é dividido em três módulos. A apresentação é do contador Evanir Aguiar dos Santos. Os vídeos estão postados no site do Sesf-RS, na aba Área da Associada. O acesso se dá via login e senha. Para requerer, basta solicitar à secretaria pelo telefone 51 3219.4266, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp 51 9 9238.4423. “O diretor funerário poderá assistir cada videoaula quantas vezes quiser”, garante o secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva.
De acordo com o presidente Valdir Gomes Machado, a oferta das videoaulas vai ao encontro da necessidade identificada pelo sindicato em auxiliar os empresários na gestão financeira de seus negócios. “A formação do preço de venda é um fator importantíssimo para que a empresa tenha fôlego e se mantenha de portas abertas”, afirma. “Temos percebido outras necessidades ligadas à gestão e pretendemos, ao longo do tempo, disponibilizar mais conteúdos pontuais às associadas”, assegura o dirigente.
Segundo Evanir, idealizador das videoaulas, o material contempla a apresentação de uma planilha exemplificativa desenvolvida para o negócio funerária, bem como orientações para utilização da ferramenta no dia a dia. Há também reflexões sobre a importância do tema. Para o contador, em se tratando de formação do preço de venda, “navegar às cegas é a pior estratégia”. “Conhecimento é imprescindível”, alerta.
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) formou 69 novos servidores para atuar nos postos do Departamento Médico-Legal. A cerimônia virtual de posse ocorreu na manhã de hoje e contou com a participação do governador Eduardo Leite e de seu vice, Delegado Ranolfo Vieira Júnior. Dos novos servidores, 21 são peritos criminais, 20 peritos médico-legistas e 28 técnicos em perícias. O curso que formou os agentes havia iniciado em 3 de agosto. Os empossados terão agora 15 dias a contar de hoje para assumirem suas funções.
De acordo com o IGP, os novos servidores deverão ser alocados na Capital e em outros sete municípios: Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo, Santana do Livramento e Rio Grande. A tabela com a distribuição está disponível neste link. A região e a cidade foram definidas conforme a nota obtida pelos alunos no curso.
O chamamento e posse dos aprovados no último concurso do IGP, de 2017, atende a reivindicação do Sesf-RS feita em diversas reuniões com representantes do Executivo e do Legislativo gaúcho. A primeira convocação se deu neste ano, a segunda está prevista para março de 2021 e a terceira para março de 2022. Ao todo, serão designados 170 novos servidores, entre peritos criminais, peritos médico-legistas e técnicos em perícias.
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Foi adiado para 10 de novembro o início das aulas da segunda turma do curso Gestão é Vida. Com a mudança, as inscrições foram prorrogadas para até 3 de novembro. O investimento é de R$ 1.900 para profissionais de funerárias associadas no sindicato. Para profissionais de funerárias não associadas, o investimento é de R$ 2.660. Os valores podem ser parcelados. As confirmações de participação têm de ser feitas com a secretaria pelo telefone 51 3219.4266, WhatsApp 51 9 9238.4423 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. São 20 vagas.
Promovido pelo Sesf-RS e realizado pelo Grupo Valor, o treinamento tem o objetivo de levar aos alunos conhecimentos referentes a planejamento estratégico, com foco no setor funerário. As aulas são ministradas pelo consultor Alexandre Müller. A duração é de cinco meses, com 10 encontros em Porto Alegre. Se houver restrição para a realização de atividades presenciais devido à pandemia, as aulas serão ministradas na modalidade on-line.
Ao final da capacitação, o participante receberá um certificado de conclusão. A funerária a qual representa também será certificada, mas com um selo de excelência em gestão. A primeira edição do curso formou 16 alunos, tendo, inclusive, um inscrito de outro Estado.