O Sesf-RS realiza no dia 2 de abril, em Porto Alegre, a solenidade de posse da sua nova diretoria (gestão 2022-2026). O evento será às 19h, no Hotel Continental. Na programação, cerimonial com a presença de autoridades, empresários e lideranças do setor, jantar solene e show com música ao vivo. Diretores funerários de empresas associadas estão convidados a participar da solenidade, com direito a levar um acompanhante. A confirmação de presença tem de ser feita até 25 de março pelo telefone 51 3219.4266, WhatsApp 51 9 9238.4423 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Despesas com o consumo de bebidas e estacionamento são por conta dos convidados. O Hotel Continental fica no Largo Vespasiano Júlio Veppo, 77, em frente à rodoviária, no Centro Histórico.
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Foi aberto o prazo de encaminhamento da documentação para recadastramento no Sistema de Remoções de Corpos. A data-limite é 31 de março. O envio tem de ser feito para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os documentos são alvará de funcionamento; certidão negativa de impostos municipais; certidão negativa de impostos estaduais; certidão negativa de impostos federais e INSS; certidão negativa de protestos; certidão simplificada (emitida pela Junta Comercial do RS); comprovante de vínculo empregatício de dois funcionários; e comprovante de que possui no mínimo um veículo funerário com até 10 anos de uso. Nos municípios com menos de 10 mil habitantes, o veículo pode ter até 15 anos de uso.
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Estão abertas as inscrições para a nova edição do curso de Ornamentação. Promovido pelo sindicato, o treinamento está marcado para o dia 24 de março, das 8h às 17h, em Passo Fundo. O local é a São José Preparações e Translados. O ornamentador Alex Teles será o instrutor. Diretores e agentes funerários de empresas associadas têm participação gratuita assegurada. Para quem é de empresa não associada, o valor da inscrição é R$ 300. São apenas 15 vagas. Haverá lista de espera. Ao término do curso, o aluno receberá certificado de conclusão. Mais informações e inscrições com a secretaria pelo telefone 51 3219.4266, WhatsApp 51 9 9238.4423 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
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O Sesf-RS promove no dia 15 de fevereiro, em Porto Alegre, Assembleia Geral Extraordinária para aclamação da chapa Integração, a única inscrita na eleição para a nova diretoria, conselho fiscal e suplentes, para o quadriênio 2022-2026. O local é o salão de eventos do Açores Premium Hotel, que fica na rua Ernesto Alves, 273, bairro Floresta. Poderão participar diretores funerários de empresas associadas em dia com a tesouraria. A primeira chamada se dará às 14h. Não tendo a maioria das funerárias do quadro representadas, haverá segunda chamada às 14h30min. A chapa integração é encabeçada pelo presidente Valdir Gomes Machado, que terá como vice Claunei Carvalho Szczepaniak. Cari Renato de Vargas segue como diretor financeiro, sendo o seu vice Cristiano Martins Arceno. Valdirene Moreira será a diretora administrativa. Seu vice é Maicon Bogorni da Costa Leite. Andrei Maciel Grave será o diretor de Comunicação, novo cargo instituído. Jaimes Nivonir Gonçalves de Britto, Júlio César Pinho Witt e Elton Pezzi são os titulares do conselho fiscal, tendo na suplência Günter Kannenberg, Lucas Adalberto Rohr e Rosane Dias da Silveira.
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Duas novas reuniões de dirigentes do Sesf-RS com representantes do governo do RS foram realizadas no decorrer da semana passada. Em discussão, a entrega da pauta de reivindicações atualizada referente ao serviço de translado de corpos para necropsia, prestado gratuitamente por funerárias credenciadas. Entre os pedidos, está a publicação de um decreto que estabeleça remuneração às empresas por acionamento. Também no documento, o sindicato postula a garantia do não fechamento de mais nenhum posto do Departamento Médico-Legal (DML), que os servidores públicos envolvidos na rotina do serviço sejam comunicados de que não é obrigação dos agentes funerários da empresa acionada remover o corpo da vítima do local onde se deu a morte, e sim apenas acondicionar na urna e levá-lo ao veículo funerário para fins de translado, a apuração com celeridade e tomada de medidas cabíveis frente a denúncias de mau atendimento de servidores públicos a agentes funerários de empresas credenciadas, entre outras exigências (leia abaixo a íntegra dos pedidos).
Aparição relâmpago do vice-governador
Marcada há dias e cercada de expectativas, a reunião virtual com o vice-governador, ocorrida no dia 26, gerou inconformidade nos dirigentes do Sesf-RS. Com participação relâmpago “em razão de outro compromisso” agendado, Ranolfo Vieira Júnior lembrou as dificuldades com a desistência de alguns aprovados no último concurso de assumirem seus cargos nos postos do DML. “Não temos como obrigar alguém a trabalhar”, justificou. Segundo o vice-governador, que também é titular da pasta da Segurança Pública, a intenção é firmar novos contratos emergenciais e renovar os que expiram em março. “Estamos sendo pressionados (por uma solução). Precisamos de uma resposta imediata”, disse o presidente Valdir Gomes Machado, se referindo à reposição de servidores e o atendimento às exigências da pauta de reivindicações. Após a saída de Ranolfo e já com a participação da deputada estadual Any Ortiz, o vice-presidente Claunei Carvalho Szczepaniak criticou a falta de sensibilidade do vice-governador. “Me senti ofendido. Estamos carregando o problema nas costas há anos, queremos atenção”. Para ele, o privado está com ônus na parceria. “Só o público tem vantagem”, completou. Para Any, o problema precisa ser solucionado. “É um serviço que não pode parar”, alertou. Também presente à reunião, a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias (IGP) Heloísa Helena Kuser reconheceu a situação de gravidade dos postos. “O foco é minimizar os problemas”, garantiu. Segundo ela, foram convocados mais 14 peritos médico-legistas, que deverão iniciar curso de formação em março. A diretora-geral também assegurou que levará à Polícia Civil o pedido do sindicato para que os agentes funerários da empresa acionada sejam dispensados de aguardar pela emissão do Boletim de Ocorrência na delegacia após o recolhimento do corpo a ser transladado. Isso vale também para o ofício de encaminhamento a necropsia. O Sesf-RS sugere que o envio seja feito de forma on-line pela própria delegacia ao posto do DML.
Na Casa Civil, encaminhamentos
No dia anterior à reunião com o vice-governador, o diretor administrativo Maicon Bogorni da Costa Leite e o diretor financeiro Cari Renato de Vargas foram à Casa Civil para uma reunião com o chefe de gabinete Jonatan Brönstrup. Acompanhados do assessor jurídico José Horácio Gattiboni, os dirigentes explicaram a operação do convênio e reforçaram a necessidade do atendimento às reivindicações. “Precisamos de contrapartidas. O desequilíbrio é evidente”, destacou Maicon. “A participação no Sistema de Remoções de Corpos facilita o trabalho das funerárias desde que o Estado faça a sua parte”, complementou Cari, que referiu o compromisso das duas partes em amenizar a dor das famílias enlutadas por meio de um atendimento ágil. “Temos lutado muito pela melhora na estrutura do IGP, acrescentou Gattiboni. De acordo com o chefe de gabinete, os pedidos que envolvem isenções, fornecimento de cartão para abastecimento e remuneração às empresas por acionamento serão encaminhados à Secretaria da Fazenda. “A intenção é darmos um retorno em até 15 dias”, estimou. O mesmo prazo foi dado pelo diretor substituto do Departamento de Perícias do Interior (DPI) Maiquel Santos, também presente à reunião, nas demandas que envolvem o IGP. “O sindicato é um grande parceiro. O sistema funciona muito bem”, elogiou.
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
Das contrapartidas por parte do Estado às funerárias credenciadas:
Das garantias por parte do Estado em relação ao funcionamento dos postos do DML:
1) Não fechar mais nenhum posto no período de vigência do convênio;
2) Apresentar cronograma para reabertura dos postos que hoje estão fora de operação;
3) Apresentar cronograma para normalização do atendimento nos postos que hoje operam parcialmente;
4) Realocar peritos médico-legistas para reativação imediata de postos com operação suspensa;
5) Terminar com o sistema de plantões regionais de fim de semana, que sobrecarregam o atendimento nos postos da escala enquanto outros ficam fechados;
6) Renovar contratos emergenciais de peritos médico-legistas que findam em março;
7) Fazer novo chamamento de aprovados no último concurso do IGP para atuação nos postos;
8) Adotar critério de regionalização nos próximos concursos, de modo que a nomeação do candidato leve em conta sua residência.
Das garantias por parte do Estado quanto a operação:
Das ações complementares por parte do Estado para aprimoramento das rotinas e publicização do convênio: