A prestação de contas do exercício de 2019 e a previsão orçamentária para 2021 foram aprovadas por unanimidade em Assembleia Geral Extraordinária realizada ontem, via aplicativo de videoconferência. Ao todo, 31 empresas associadas estiveram representadas. A exposição dos números ficou a cargo do contador Evanir Aguiar dos Santos. A assembleia foi dirigida pelo presidente Valdir Gomes Machado, tendo como secretário o diretor financeiro Cari Renato de Vargas. Alexandro Michelin Bortolotto representou o Conselho Fiscal.
A primeira ordem do dia da assembleia foi a prestação de contas de 2019. Após a leitura da demonstração do resultado do exercício por Evanir, Bortolotto trouxe o parecer do Conselho Fiscal, recomendando a aprovação sem ressalvas. Na sequência houve a votação, que validou a prestação por unanimidade. A demonstração apresentada contempla receitas e despesas do sindicato e da Central de Atendimento Funerário de Porto Alegre (CAF). O balanço e a demonstração estão à disposição das associadas. Para requerer o envio, basta solicitar para a secretaria pelo telefone 51 3219.4266, WhatsApp 51 9 9238.4423 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A segunda ordem do dia tratou da previsão orçamentária de 2021. Após a leitura da projeção por Evanir, houve a votação, que a aprovou por unanimidade. O orçamento prevê superávit de mais de R$ 120 mil. Por proposição do presidente e com a anuência das empresas representadas, também ficou estabelecido que não haverá reajuste nas mensalidades pelo terceiro ano consecutivo. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas funerárias, principalmente neste período de pandemia. Logo, nada mais justo e oportuno do que a manutenção dos valores das contribuições”, destacou Valdir. A previsão orçamentária também está à disposição das associadas. Para requerer o envio, basta solicitar à secretaria.
O Sesf-RS promove na próxima quinta-feira, 17, Assembleia Geral Extraordinária. Em pauta, a prestação de contas do exercício de 2019 e a previsão orçamentária para 2021. A assembleia será realizada via aplicativo de videoconferência. A primeira chamada se dará às 9h e a segunda, às 9h30min. Poderão participar diretores funerários de empresas associadas no sindicato e em dia com a tesouraria. A confirmação de presença tem de ser feita até às 17h do dia anterior com a secretaria pelo telefone 51 3219.4266, WhatsApp 51 9 9238.4423 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Depois da confirmação, o participante receberá o link da reunião com login e senha para acesso.
Foto: mindandi/Freepik
O Sesf-RS fechou parceria com a Ambientuus, empresa com mais de 20 anos de atuação especializada na coleta, transporte, tratamento e destino de resíduos químicos e biológicos. Pelo acordo, as associadas terão desconto na contratação do serviço. A Ambientuus já atende funerárias, opera em todo o Estado e conta com três periodicidades de coleta de resíduos: semanal, quinzenal e mensal. O limite é de 200 litros. Nos resíduos químicos, trabalha com os de classe I, grupo B. Nos biológicos, também com os de classe I, mas grupos A e E. As tecnologias utilizadas pela empresa no tratamento são incineração e esterilização, sendo que a primeira não gera passivo ambiental. Para ter direito ao desconto, a associada terá seu CNPJ validado pela Ambientuus junto à secretaria do sindicato quando do fechamento do contrato. A empresa está localizada em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, e atende nos telefones 51 3364.8688 e 3365.2254. O responsável é o engenheiro Ibernon Campos, a quem deve ser solicitado tabela de valores e condições de adesão.
As aulas de recuperação para quem não pôde comparecer à abertura do curso Gestão é Vida estão marcadas para os dias 3 e 4 de dezembro, das 8h30min às 11h30min. As atividades serão ministradas ao vivo por meio de aplicativo de videoconferência. Com isso, as inscrições para participação ainda podem ser feitas até o dia 2 com a secretaria pelo telefone 51 3219.4266, WhatsApp 51 9 9238.4423 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Há vagas. O investimento é de R$ 1.900 para profissionais de funerárias associadas no Sesf-RS. Para os demais, o investimento é de R$ 2.660. Os valores podem ser parcelados.
Promovido pelo sindicato e realizado pelo Grupo Valor, o treinamento tem o objetivo de levar aos alunos conhecimentos referentes a planejamento estratégico, com foco no setor funerário. As aulas são ministradas pelo consultor Alexandre Müller. A duração é de cinco meses, com 10 encontros presenciais em Porto Alegre. As primeiras duas aulas ocorreram nos dias 10 e 11 de novembro, no Hotel Continental.
Ao final da capacitação, o participante receberá um certificado de conclusão. A funerária a qual representa também será certificada, mas com um selo de excelência em gestão. A primeira edição do curso formou 16 alunos, tendo, inclusive, um inscrito de outro Estado.
O Sesf-RS está disponibilizando gratuitamente às associadas uma série de videoaulas sobre precificação do serviço funerário. Produzido em parceria com a Fortus Group, que presta assessoria contábil ao sindicato, o material é dividido em três módulos. A apresentação é do contador Evanir Aguiar dos Santos. Os vídeos estão postados no site do Sesf-RS, na aba Área da Associada. O acesso se dá via login e senha. Para requerer, basta solicitar à secretaria pelo telefone 51 3219.4266, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp 51 9 9238.4423. “O diretor funerário poderá assistir cada videoaula quantas vezes quiser”, garante o secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva.
De acordo com o presidente Valdir Gomes Machado, a oferta das videoaulas vai ao encontro da necessidade identificada pelo sindicato em auxiliar os empresários na gestão financeira de seus negócios. “A formação do preço de venda é um fator importantíssimo para que a empresa tenha fôlego e se mantenha de portas abertas”, afirma. “Temos percebido outras necessidades ligadas à gestão e pretendemos, ao longo do tempo, disponibilizar mais conteúdos pontuais às associadas”, assegura o dirigente.
Segundo Evanir, idealizador das videoaulas, o material contempla a apresentação de uma planilha exemplificativa desenvolvida para o negócio funerária, bem como orientações para utilização da ferramenta no dia a dia. Há também reflexões sobre a importância do tema. Para o contador, em se tratando de formação do preço de venda, “navegar às cegas é a pior estratégia”. “Conhecimento é imprescindível”, alerta.