O Sesf-RS participou com um estande da Feira Funerária Brasil, ocorrida entre os dias 25 e 27 de abril, no Centro de Convenções, em Natal (RN). O espaço foi dividido com outros sindicatos e serviu para divulgação institucional. A feira teve presença maciça de empresários gaúchos, que passaram no estande do Sesf-RS para cumprimentar os dirigentes. O evento reuniu visitantes de todo o país e teve mais de 50 expositores, que levaram à mostra novidades em produtos, serviços e soluções para o setor funerário.
Na cerimônia de abertura, destaque para a homenagem ao presidente Carlos Alberto Graff, o Troféu Aliança – Respeitando a Vida, entregue pela organização da feira em parceria com o conferencista Dario Loinaz. Outro agraciado com a distinção foi o gaúcho José Elias Flores Júnior, presidente do Grupo Cortel e ex-presidente do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep). As empresas Capelas Funerárias Caravaggio, de Carlos Barbosa, e Grupo Fonseca – Serviços Funerários, de Panambi, também foram homenageadas, mas com o Troféu Excelência em Atendimento. Já a Halmenschlager, de Santa Cruz do Sul, foi premiada com o Troféu Humanização de Serviços.
Na programação, repleta e diversificada, a principal atração foi a palestra do poeta Bráulio Bessa. Bem-humorado, o declamador contou sua trajetória até chegar à TV Globo, sem vitimismo e com ênfase no foco e na perseverança. “Uma oportunidade vale mais do que dinheiro”, afirmou. “Quanto maior o peso que carregamos nas costas, mais força temos nas pernas”, filosofou.
Outra atividade foi o debate entre Graff e o advogado Ilmo Cândido de Oliveira. O presidente do Sesf-RS explicou o funcionamento do serviço gratuito prestado por funerárias gaúchas de remoção e traslado de cadáveres ao Departamento Médico-Legal (DML) nos casos de morte violenta, em que há necessidade de necropsia. “Ao todo, 52% das remoções realizadas em 2018 resultaram na contratação de serviços”, revelou Graff. Cândido esclareceu o trabalho que vem sendo feito no Mato Grosso do Sul pelo sindicato local para implantação do mesmo serviço, porém de forma remunerada.
Novidades nos estandes
Lançamentos movimentaram a Feira Funerária Brasil e fomentaram a realização de negócios. No estande conjunto da Modial e a Anubis, o destaque foi o descensor para cemitérios, pela Modial. Pela Anubis, os equipamentos que mais chamaram a atenção dos visitantes foram as bombas aspiradoras ou injetoras. “Nosso diferencial é a assistência técnica própria”, destacou o diretor comercial Marcelo Porto.
No estande da Brucker Fornos Crematórios, a novidade ficou por conta do analisador de gases, que passou a ser desenvolvido pela empresa com tecnologia 100% nacional, e a geladeira, que pode ser modular, conforme a necessidade do cliente. “Nossos equipamentos são cada vez mais funcionais e com menos consumo de combustível”, garantiu o diretor Marcelo Grecchi. A Brucker também levou à mostra seus fornos crematórios para humanos ou pets. Segundo o diretor Rolandinho Nogueira, o diferencial da empresa está no pós-venda, ao acompanhar o licenciamento de operação do equipamento. “Temos uma equipe especializada para elaborar todo o processo, passo a passo”, assegurou.
A Cas levou ao evento a urna 73X, que apresenta forração especial no acabamento interno e verniz PU acetinado ou alto brilho no acabamento externo. “A urna é um modelo italiano, adaptada com visor, trabalhada em jequitibá e com alças de madeira”, detalhou o diretor Carlos Alberto de Souza. “Também trouxemos à feira a urna 65, bem trabalhada, com forração especial e que chama a atenção pela pintura”, completou.
A Castiçais Araçatuba lançou na mostra a capela Vida. “A capela é toda em cerejeira, amadeirada”, descreveu o diretor Oscar Rodrigues Froes. “Para a próxima feira do setor, vamos ter mais um lançamento. Já está em desenvolvimento, inclusive. Mas por ora não posso adiantar nada”, complementou. Outra capela em evidência no estande da empresa foi a Meia-Lua, que fora lançada na Exposesf – Exposição Nacional de Produtos e Serviços Funerários, no ano passado.
No estande da Enge Aplic, o destaque ficou para o forno crematório Rotundus, que apresenta formato circular, rígido e estrutural. “O formato do forno garante estabilidade no transporte, seja marítimo ou rodoviário”, ressaltou o engenheiro Eduardo Pereira Gomes. “Temos também o forno tradicional, com a frente piramidal, os fornos para animais, que apresentam três formatos: 20, 35 e 50 kg por hora, e os fornos para restos de exumação de cemitérios, que são um excelente investimento porque permitem a guarda das cinzas no cinerário, se assim a família quiser”, prosseguiu. A empresa já tem 300 equipamentos instalados. “Tenho acreditado muito no crematório pet. Há uma constante procura”, finalizou o engenheiro.
No estande do Grupo Bruschetta, a novidade ficou para a urna referência 189, luxo, nas cores mogno, imbuia e sombreado. “A urna é arredondada, com alça argentina e visor três quartos”, especificou a diretora Adriana Bruschetta. A empresa também levou ao evento a tradicional urna Rosário, que está há 48 anos no mercado. “Temos também a Mezzavolta, que é uma urna bem estilizada, encorpada, com uma forração diferente, mais luxo”, concluiu.
A Protanato lançou na feira próteses faciais e peles artificiais. “As próteses são de silicone, com o molde exato do nariz, dos olhos e da boca, sem precisar desenhar”, referiu o diretor Clayton Marchioro. “A mostra está servindo para conhecer pessoalmente os clientes e trabalhar o relacionamento”, observou.
A Metalúrgica São Thiago levou ao evento duas novas capelas, ambas com resplendor de acrílico e iluminação em LED, sendo uma com acabamento em mármore (Florença) e outra com acabamento laqueado (Elegance). A São Thiago também apresentou o carrinho com ajuste de altura. “O carrinho é muito funcional, dá várias opções de uso. É bem prático”, assinalou o diretor comercial Márcio de Medeiros.
No estande conjunto da Urnas Rigon, La Bella e Fapan, muitas novidades. Pela Urnas Rigon, o enfoque da participação na feira foi levar resultados aos clientes por intermédio de produtos, serviços e da difusão do conhecimento para a melhora e humanização do atendimento, além do incremento no faturamento. “Nossos produtos são conceituados e preparados para atender sentimentos, famílias. São feitos pensando em pessoas. Todos têm uma inspiração, um conceito, com perfis que vão ao encontro das histórias de vida. Tudo para auxiliar o agente funerário a ter mais argumentação”, salientou o diretor executivo Leandro Rigon. Pela La Bella, o destaque ficou para o lançamento da linha 2018, com três conjuntos femininos e um terno masculino, batizado de Bello Uomo. “O terno apresenta corte e acabamento diferenciados, com gravata de linha e um ajuste que fica perfeito no corpo, independentemente do tamanho da pessoa”, informou o gerente administrativo Marconi Gai. “A La Bella tem apenas um ano de empresa e foi criada com o objetivo de trazer algo novo para o mercado, diferente do tradicional. As peças têm conceito. Nosso intuito não é produzir roupas para mortos, que é o que se vê no mercado. E sim roupas para vivos, para serem usadas em mortos”, reforçou. Pela Fapan, o que mais chamou a atenção do público foi a linha de coroas. A empresa também divulgou na mostra outros produtos que comercializa, como acessórios, flores e paramentos.
Outros destaques
A Concept levou ao evento o Concept Funeral. O veículo é uma adaptação da Saveiro, sem alterar as características originais, com mesa de inox e câmera de ré. A Espírito Santo apresentou na feira sua linha importada, com destaque para a urna espanhola, na cor preta, com alça italiana. No estande da Pick Up & Cia., o que mais despertou a atenção dos visitantes foi a Montana Venux. O automóvel tem mesa e travas elétricas, neon e bagageiro. No estande da Jung, os destaques foram os fornos crematórios para humanos, pets, animais ou exumados. Os equipamentos atendem os mais de 40 parâmetros ambientais e contam com software exclusivo para segurança e monitoramento contínuo.
A mostra
A Feira Funerária Brasil foi promovida pelo Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Ceará (Sefec) e organizada por André Luís Macêdo. O patrocínio master foi da Brucker. A próxima edição está agendada para abril de 2020, ainda sem local definido.