Sindicato representado em feira no Ceará

Categoria: Notícias Criado: Quarta, 15 Junho 2016 18:22

O vice-presidente Valdir Gomes Machado e o diretor financeiro Claunei Carvalho Szczepaniak representaram o SESF-RS na Feira Funerária do Brasil 2016 – 5ª Feira Funerária do Estado do Ceará e 4ª Feira Funerária do Norte e Nordeste, que ocorreu de 25 a 27 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). Com o tema Educação para a Vida, o evento reuniu 2,8 mil visitantes e movimentou R$ 4 milhões em negócios. Ao todo, 45 expositores apresentaram seus produtos e serviços para o setor, com lançamentos e novidades trazidos em primeira mão. A organização da feira ficou a cargo do Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Ceará (Sefec) e de André Luís Macêdo.

Durante o evento, os diretores do Sindicato visitaram estandes e participaram das atividades da programação, que teve, no dia 25, a abertura oficial e a apresentação da peça teatral O Velório de Mamãe; no dia 26, a mesa-redonda Humanizando o Atendimento, com o psicólogo clínico Luiz Coelho Neto, o debate Conversando sobre Práticas de Sucesso em Gestão de Pessoas, com as psicólogas Marselle Fernandes Fontenelle e Fernanda Nícia Nunes Nogueira, e a palestra Rotinas Trabalhistas: da Contratação à Rescisão, com o advogado José Damasceno Sampaio; e no dia 27, a mesa-redonda Esclarecimento da Lei 13.261/16, com o advogado Jackson Machado, o empresário Renato Nobre, o presidente do Sefec, Vicente Miguel Jales e dirigentes de sindicatos de todo o Brasil, a palestra O Poder Sedutor Feminino, com a atriz e terapeuta Karla Karenina, o talk show Gestão Inovadora: Experiências Exitosas em Funerárias e Cemitérios Brasileiros, com os empresários Thiago Leal, Ibsen Vila, João Pedro Rocha e José Elias Flores Júnior, e a palestra A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver, com a médica Ana Cláudia Quintana Arantes. Ainda no decorrer da programação, houve o lançamento de dois livros: Direito de Sepultar, de Magda Abou El Hosn, e Cemitérios de Minas: Cultura e Arte, de Christina Lima. O evento contou também com um espaço para bate-papos e oficinas de curta duração, batizado de Área do Conhecimento.

De acordo com Claunei, a feira foi uma ótima oportunidade para “a troca de informações e disseminação da cultura e do empreendedorismo”. O diretor financeiro destacou a mesa-redonda sobre a Lei 13.261/16, que dispõe sobre a normatização, a fiscalização e a comercialização de planos de assistência funerária, como uma das principais atividades da programação. “Discutimos o novo cenário que se apresenta com a promulgação da lei e as dúvidas que dela decorrem, como o código na CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e o regime de tributação das empresas”, destacou. Segundo Claunei, os participantes da mesa-redonda foram informados que a Associação Brasileira de Empresas e Diretores Funerários (Abredif) requereu junto Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a inclusão de um código específico na CNAE para empresas que administram e comercializam planos funerários. “Durante a atividade, o presidente da Abredif, Lourival Panhozzi apresentou o contrato raiz, modelo que serve como base para os novos contratos, e esclareceu dúvidas dos participantes”, complementou. Ficou acertado que a Abredif seguirá norteando os trabalhos referentes à nova lei, porém, deverá reunir dirigentes de entidades representativas do setor em todo o país para encontros bimestrais, onde irá expor as medidas tomadas no período correspondente, explicou o diretor financeiro. Para Machado, “a organização do evento está de parabéns”. “A programação paralela à feira abordou temas atuais e relevantes. Isso, somado ao número significativo de expositores e visitantes, resultou no sucesso do evento”, avaliou o vice-presidente.

A cerimônia de encerramento da feira teve pronunciamento do presidente do Sefec e homenagem a 13 empresários e 10 parlamentares pela atuação no processo de regulamentação dos planos funerários no Brasil. Destaque para o deputado federal Mendes Thame (PV-SP), autor do projeto que originou a lei. Houve também sorteio de duas passagens aéreas, oferecidas pela Latam. A próxima edição do evento está marcada para maio de 2018.

Fotos: Divulgação/Feira Funerária

0
0
0
s2sdefault