Com novo formato, recadastramento certifica empresas

Categoria: Notícias Criado: Segunda, 01 Outubro 2018 21:00

Sesf-RS promoveu ao longo dos meses de agosto e setembro quatro reuniões para recadastramento no Sistema de Remoções de Corpos. Os encontros ocorreram em Porto Alegre, no dia 9 de agosto, na Faculdade Senac; Passo Fundo, em 23 de agosto, no Germânias Blumen Hotel; Santo Ângelo, no dia 6 de setembro, no Clube Gaúcho; e Santa Maria, em 27 de setembro, no Park Hotel Morotin. Ao todo, mais de 200 funerárias foram certificadas.

A partir deste ano, o diretor funerário pôde escolher a reunião que participaria para recadastrar sua empresa. A presença em uma delas era obrigatória. A justificativa de ausência pode ser feita com a secretaria o Sindicato. Do contrário, a funerária não receberá o certificado.

A programação de cada reunião teve manifestação do presidente Valdir Gomes Machado, de diretores do Sindicato e patrocinadores, palestra do assessor contábil Evanir Aguiar dos Santos com o tema o eSocial, almoço, rodada de negócio e entrega dos certificados.

O ciclo de reuniões teve o patrocínio de Brucker Fornos Crematórios, Cas, Fune­sul Artigos Funerários, Grupo Bruschetta, Grupo Cortel, Grupo L. Formolo, Invol Manto Protetor, La Bella Vestuário Funerário e Urnas Rigon.

Confira, a seguir, os destaques:

Ronaldo Nogueira

Na reunião de Porto Alegre, o destaque ficou para a presença do deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB-RS). O parlamentar conversou com os empresários e colocou-se à disposição do setor funerário gaúcho. Amigo de Valdir, Nogueira trabalha juntamente com a assessoria legislativa do Sesf-RS na redação de um projeto de lei para isenção de IPI na compra de veículos funerários. Uma das justificativas para o pedido é a essencialidade do serviço funerário, prevista na Lei 7.783/89, que dispõe sobre o exercício do direito de greve.

Delegados regionais

A reunião de Passo Fundo selou a nomeação dos primeiros delegados regionais da nova gestão. Valdirene Moreira, de Ernestina, assumiu como delegada na regional Planalto Médio. Na regional Missões Sul, Armando Dorneles, de Tapera, é o novo delegado. “São diretores funerários reconhecidos pela seriedade e comprometimento. Certamente farão um grande trabalho”, afirmou Valdir. Até o final do ano, o presidente deverá nomear os outros 10 delegados. O Sindicato conta com 12 delegacias regionais espalhadas pelo Estado.

Diretoria presente

A diretoria do Sesf-RS esteve representada nas quatro reuniões. Com discursos que reforçaram a importância da união da categoria e a ética na prestação do serviço, os dirigentes listaram as ações que têm sido tomadas para a obtenção de benefícios, bem como as dificuldades enfrentadas. Entre o que está sendo trabalhado, destaque para a isenção do pagamento de pedágios e do IPVA para veículos a serviço Sistema de Remoções de Corpos. O secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva também discursou, lembrando as regras do sistema e o papel social do serviço.

eSocial

A atração principal do ciclo de reuniões foi a palestra com o tema o eSocial, ministrada pelo assessor contábil Evanir Aguiar dos Santos. O palestrante abordou também os aspectos contábeis e fiscais dos planos funerários e a forma correta de emissão da nota fiscal. O eSocial é um novo sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. As empresas que não cumprirem as regras estão sujeitas a penalidades. “Tem multas que passam de R$ 180 mil”, alertou Evanir.

Rodadas de negócio

As rodadas de negócio com os patrocinadores movimentaram as reuniões. Novidades em produtos, serviços e soluções foram apresentadas aos diretores funerários, o que propiciou novos investimentos e possibilidades. Ao todo, nove marcas estiveram presentes. “Os fornecedores, mais uma vez, deram uma demonstração de parceria. O Sindicato agradece pela confiança”, disse Valdir. Durante as rodadas, os patrocinadores distribuíam materiais promocionais e atendiam os empresários de forma personalizada. Não houve exposição de produtos.

Presença de público

A presença de público foi acima das expectativas nas quatro reuniões. A que mais teve participantes foi a de Passo Fundo. “Cada reunião teve sua peculiaridade. Na de Santo Ângelo, o público se mostrou participativo, especialmente na palestra. Nas reuniões de Porto Alegre e Santa Maria, houve muita interação com os patrocinadores. Em Passo Fundo, o que chamou a atenção foi a sinergia entre os empresários”, destacou Claunei. Para o vice-presidente, o novo formato do recadastramento “revelou-se mais funcional, pois deu aos diretores funerários a prerrogativa da escolha”.

Entrega dos certificados

A entrega dos certificados encerrou a programação nas reuniões. As fotos de cada atividade foram postadas na fanpage do Sesf-RS e rapidamente viralizaram nas redes sociais. “A disseminação das fotos nas redes sociais ajuda a publicizar o serviço gratuito prestado pelas funerárias”, ressaltou Valdir. “A entrega dos certificados era o momento esperado, de outorga. Notávamos o semblante de satisfação do diretor funerário ao receber”, completou. O certificado é válido até o próximo recadastramento, em 2019. Na foto, a entrega a Felipe Schaumloeffel, da funerária Schaumloeffel, de Dois Irmãos.

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