O presidente Valdir Gomes Machado e o secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva foram à Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) no dia 2 de agosto para uma reunião com a chefe do Núcleo de Informações em Saúde, Bárbara Cruz. Em pauta, o levantamento que está sendo feito junto às funerárias sobre os atendimentos realizados em 2018. O objetivo da reunião foi entender a medida adotada pela SES/RS. De acordo com Bárbara, o pedido de levantamento às empresas está sendo feito pelas prefeituras do Estado por solicitação da secretaria. A intenção é “atualizar os controles de óbitos, como prevê a legislação vigente”. Conforme a servidora, a medida valerá também para constatar eventuais atrasos no fornecimento de atestados de óbito pelos hospitais e de certidões de óbito pelos cartórios. Para ela, o processo de emissão de atestados e de certidões deve ocorrer com celeridade, como a lei estabelece. “É importante que as funerárias mantenham seus controles atualizados e subsidiem o poder público quando requisitadas”, destacou Rodrigo.