Dirigentes vão ao IGP para reunião com nova diretora-geral

Categoria: Notícias Criado: Sexta, 29 Junho 2018 07:00

A diretoria do Sindicato foi ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) no dia 28 de junho para uma reunião com a nova diretora-geral, Heloísa Helena Kuser. Em pauta, o curso de formação de novos servidores, que está em andamento. Os dirigentes levaram à Heloísa questionamentos sobre quando esses novos servidores assumirão suas funções e em quais postos do Departamento Médico-Legal (DML), o que interessa diretamente as funerárias credenciadas no Sistema de Remoções de Corpos. No encontro, o presidente Valdir Gomes Machado lembrou as dificuldades enfrentadas pelas empresas com a situação dos postos, especialmente pela necessidade de percorrer longas distâncias para entrega do corpo quando o posto da região está fora de operação. “Anteriormente, as distâncias tinham um limite. Agora não mais”, afirmou.

Segundo a diretora-geral, os concursados que hoje passam pelo curso de formação assumirão seus cargos em 90 dias. “A ideia, com a entrada dos novos servidores, é reabrir os postos que estão fechados”, destacou. Heloísa explicou que há dificuldades na efetivação das contratações, pois muitos dos aprovados são de outros estados, e em meio ao processo acabam desistindo. “A projeção é de que 60 profissionais assumam em outubro”, completou a supervisora técnica Cristina Barbieri, que acompanhou a diretora-geral na reunião. Sobre os postos em que serão alocados os novos servidores, Heloísa e Cristina informaram que não há definição, pois isso depende da classificação dos profissionais no curso de formação. Os que tiverem melhor colocação têm a prerrogativa de escolher um dos postos da região onde foram classificados quando da aprovação no concurso.

Outra questão tratada na reunião foi a isenção do pagamento de pedágios para funerárias a serviço do Sistema de Remoções de Corpos. O Sesf-RS quer a interveniência do IGP junto à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para concessão imediata do benefício. “O pedido é pertinente”, disse Heloísa. Ficou acertado que o Sindicato encaminhará um ofício ao IGP requisitando apoio na demanda.

O último assunto da pauta foi a reunião que ocorrerá em Pelotas, com representantes do Sesf-RS e do poder público local, para tratar do funcionamento do Sistema de Remoções de Corpos, que agora também abrange o município. O Sindicato pediu a presença de um servidor do IGP no encontro, marcado para o dia 9 de julho. O objetivo da reunião é esclarecer dúvidas sobre a operação do sistema.

Além de Valdir, participaram da reunião o vice-presidente Claunei Carvalho Szczepaniak, o diretor administrativo Maicon Bogorni da Costa Leite, o diretor financeiro Cari Renato de Vargas e o assessor jurídico José Horácio Gattiboni, pelo Sesf-RS. Pelo IGP, além de Heloísa e Cristina, participou o chefe de gabinete João Assis Cardona Moreira.

0
0
0
s2sdefault