A Delegacia Regional Planalto Médio recadastrou as funerárias de sua região no Sistema de Remoções de Corpos em reunião ocorrida no dia 9 de setembro, em Passo Fundo, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ao todo, 41 empresas estiveram representadas e foram recadastradas. A Planalto Médio foi a décima delegacia regional do SESF-RS a promover o recadastramento. O presidente Carlos Alberto Graff representou a diretoria do Sindicato no encontro em Passo Fundo. A programação da atividade teve início com a mensagem de abertura do secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva, que destacou os investimentos do SESF-RS em comunicação, para promover a difusão de informações e estimular a interação com os empresários. O secretário também citou o cartaz explicativo sobre o funcionamento do Sistema de Remoções de Corpos, distribuído pelo Sindicato às funerárias, para que elas o encaminhem a estabelecimentos de saúde, delegacias de polícia e postos do Departamento Médico-Legal (DML). A orientação do SESF-RS é que o cartaz seja afixado em locais onde as famílias possam visualizar. Silva reiterou ainda que, quando houver denúncia de uma empresa contra outra, a mesma deve ser formalizada e fundamentada, para que o Sindicato possa instaurar processo administrativo. Após o secretário foi a vez de Graff se pronunciar. O presidente citou valores como ética, caráter e profissionalismo, sem deixar de lembrar a vocação, necessária para atuar no setor, no seu entendimento. A programação teve sequência com o debate sobre questões referentes segmento na região. Destaque para a discussão a respeito dos problemas enfrentados nos postos do DML pelas funerárias a serviço do Sistema de Remoções de Corpos. Graff lembrou que o governo gaúcho autorizou, em agosto, a abertura de concurso público no Instituto-Geral de Perícias (IGP), e que, em março, o SESF-RS havia entregado ofício ao diretor-geral do IGP, Cleber Teixeira Muller, em que pedia a reposição de servidores no DML, a flexibilização dos horários de atendimento nos postos e que o IGP informasse às delegacias de polícia de todo o estado sobre o funcionamento do sistema. O encerramento da reunião ficou por conta do espaço do patrocinador – Grupo L. Formolo –, seguido da entrega de certificados e, logo após, o almoço de confraternização.