A turma de Passo Fundo do Curso para Responsabilidade Ambiental no Setor Funerário: Desafios e Oportunidades foi certificada no dia 19 de setembro. A capacitação ocorreu Itatiaia Hotel e foi ministrada pelo biólogo Jackson Müller. Ao todo, 20 alunos participaram do treinamento, que é promovido em sua primeira edição pelo Sesf-RS e realizado pela Terra Naturis Assessoria Ambiental.
A capacitação aborda a responsabilização civil, administrativa e penal de danos ambientais oriundos dos procedimentos realizados pelas funerárias, bem como aspectos de biossegurança dos envolvidos no trabalho e da responsabilidade solidária dos proprietários das empresas. Aborda, também, as rotinas e processos da atividade, além da questão dos licenciamentos ambientais. Ao final do treinamento, o participante recebe um certificado de conclusão.
A diretoria do Sesf-RS reuniu-se em duas oportunidades no último mês para tratar de assuntos do setor no Estado. Na reunião de 18 de setembro, foi definida a produção de uma nova versão da cartilha do Sistema de Remoções de Corpos. A publicação trará orientações e esclarecimentos às credenciadas acerca da prestação do serviço gratuito de remoção e traslado de corpos ao Departamento Médico-Legal (DML) ou a um de seus postos para necropsia. Ainda na reunião, foi determinada a abertura de dois processos administrativos, a partir de denúncias de irregularidades encaminhadas à secretaria. Na reunião de 21 de agosto, a diretoria esteve reunida com o advogado Raul Tramunt, da Raul Tramunt Advogados Associados, e a jornalista Anna Fonseca, da Terra Naturis Assessoria Ambiental. Em pauta, a oferta do serviço gratuito de análise dos registros previdenciários de diretores e agentes funerários de empresas associadas no sindicato. Entre os benefícios do serviço está o aumento da produtividade nas empresas, a possibilidade do desligamento de um funcionário antigo a pedido do próprio e a melhora do relacionamento contratual para atenuar o risco de ação trabalhista. A proposta será analisada pela diretoria.
Foi concluído no dia 11 de setembro o segundo módulo do curso Gestão é Vida. Os temas foram Experiência de Compra e Processos Internos. A capacitação é promovida pelo Sesf-RS e realizada pelo Grupo Valor. Ao todo, 19 alunos estão inscritos. O conteúdo prevê cinco módulos a serem aplicados em 10 encontros presenciais. As aulas vão até 11 de dezembro e são ministradas no Campus I do Senac-RS, em Porto Alegre.
O curso tem o objetivo de levar aos alunos conhecimentos referentes a planejamento estratégico. O ministrante é o consultor Alexandre Müller. Ao final do treinamento, o participante receberá um certificado de conclusão. A funerária a qual cada aluno representa também será certificada, mas com um selo de excelência em gestão.
O Sesf-RS foi representado por sua diretoria na cerimônia de entrega do Memorial Caravaggio à comunidade de Garibaldi, ocorrida no dia 6 de setembro. O evento reuniu parceiros, colaboradores e autoridades. No protocolo, destaque para o discurso do vice-presidente Claunei Carvalho Szczepaniak, que saudou os proprietários pelo empreendedorismo e capacidade de inovação. Amplo e com instalações modernas, o Memorial Caravaggio conta com duas capelas, salas de descanso, mostruário, entre outros espaços. À frente do novo empreendimento está o casal Leandro e Fabiana Oliveira, e Décio Zwirtes. O trio também administra a Capelas Funerárias Caravaggio, de Carlos Barbosa, que opera desde 1996.
As fotos da solenidade estão na fanpage do sindicato (www.facebook.com/sesfrs). Na edição 84 do Informativo Sesf-RS, a cobertura completa.
O Projeto de Lei do Senado (PLS) 322/18, que foi apresentado a pedido do Sesf-RS com o objetivo de alterar a Lei dos Notários para dispor sobre os dias e horários de funcionamento dos serviços notariais e de registro para emissão de certidões de óbito, teve parecer favorável do relator, senador Ângelo Coronel (PSD-BA) (foto), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Pelo projeto, o plantão do serviço de registro civil das pessoas naturais, apenas para expedição de certidões de óbito, será de 24 horas, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, podendo ser realizado em regime de sobreaviso. Em seu parecer, Coronel propõe uma adequação no texto do inciso 1º do artigo 4º. Pela nova redação, “o serviço de registro civil das pessoas naturais será prestado, também, nos sábados, domingos e feriados pelo sistema de plantão, admitida rotatividade entre os serviços de determinada circunscrição e exigida, quanto aos serviços de registro de nascimento e de óbito, disponibilidade por 24 horas ainda que em regime de sobreaviso”. O parecer do senador foi entregue na CCJ no dia 4 de setembro. O PLS, agora, está pronto para entrar em pauta na comissão, para ser discutido e votado.
Foto: Roque de Sá/Agência Senado