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  • Reunião no DML

    O diretor administrativo Luiz Carlos Brum, o secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva e o assessor jurídico José Horácio Gattiboni representaram o SESF-RS em reunião ocorrida no dia 29 de junho, no Departamento Médico-Legal (DML), em Porto Alegre, que teve a participação do novo diretor do órgão, Luciano Haas. Em pauta, o Sistema Funerário Municipal. Os representantes do Sindicato integraram o grupo que foi ao encontro, liderado pelo presidente da Comissão Municipal de Serviços Funerários de Porto Alegre (CMSF), Paulo Valentim Saldanha Fernandez. Zélio Roberto Bentz de Oliveira, representante do SESF-RS na comissão, também participou da reunião.

    O encontro serviu para apresentar a comissão e reafirmar a parceria com o DML no atendimento à população, principalmente na questão do sepultamento gratuito municipal, serviço que é prestado pela Central de Atendimento Funerário de Porto Alegre (CAF) às famílias carentes. O objetivo da reunião foi de alinhar as questões burocráticas e operacionais para aperfeiçoar os processos. No encontro, o presidente da CMSF explicou as rotinas do sepultamento gratuito, bem como a logística que envolve hospitais e dois cemitérios da capital. Fernandez destacou a parceria com a Associação Sul-Brasileira de Cemitérios e Crematórios (Asbrace), que apoia a iniciativa com a disponibilização de vagas, e elencou as medidas tomadas pela comissão para qualificar a gestão do Sistema Funerário Municipal, interagir com os usuários e coibir práticas como o agenciamento de corpos.

    Outro tema tratado na reunião foi a criação de um serviço de verificação de óbitos. De acordo com o diretor do DML, isso não deve ocorrer devido à falta de recursos do estado. Haas entende que a prefeitura de Porto Alegre deve se organizar para fazer o primeiro atendimento e fornecer a declaração de óbito nos casos em que não há suspeita de morte violenta. Segundo ele, a questão já tramita e o próximo passo será contatar o secretário municipal da Saúde para tratar a respeito. Na parte final do encontro, o chefe da Divisão de Perícias Metropolitana do DML, César Augusto Ferreira, registrou a satisfação do órgão com o serviço prestado pelas funerárias no Sistema de Remoções de Corpos. De acordo com Ferreira, mesmo com todas as dificuldades de atendimento nos postos, só não há problemas maiores porque as empresas têm cumprido com suas atribuições.

    Também participou da reunião o chefe da Divisão de Perícias da Capital, Oscar Carvalho de Lima Filho, pelo DML; a gerente-geral da CAF, Isis Graziela Duarte da Fontoura; o administrador dos três cemitérios municipais geridos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam), Sérgio Augusto Ribeiro Abrahão; e o chefe do Cemitério São João, Alexsandro Silva da Costa.

  • Recadastramento em Tramandaí

    A Delegacia Regional Litoral Norte recadastrou as empresas de sua região no Sistema de Remoções de Corpos. A reunião para isso ocorreu no dia 23 de junho, em Tramandaí, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ao todo, 11 funerárias estiveram representadas e se recadastraram. A programação do encontro teve mensagem de abertura do secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva, pronunciamento do presidente Carlos Alberto Graff, espaço para debate de questões envolvendo o setor funerário na região, espaço do patrocinador (Grupo L. Formolo), entrega dos certificados e almoço de confraternização. Durante a reunião foram discutidos assuntos como assédio de agentes funerários, agenciamento de corpos e a possibilidade de fechamento do posto do Departamento Médico-Legal (DML) de Osório, que prejudicaria as empresas da região. Sobre isso, o delegado regional Anderson Hoffmeister relembrou que a questão foi tratada em reunião no Instituto-Geral de Perícias (IGP), ocorrida em março, com a presença da diretoria e três delegados regionais do Sindicato. Naquele encontro, Hoffmeister havia manifestado aos servidores do IGP sua contrariedade com a possibilidade de fechamento do posto, bem como o prejuízo às funerárias do Litoral Norte, que teriam de trazer os corpos removidos para o DML, em Porto Alegre. Na sua manifestação, Graff destacou a importância da ética na prestação do serviço, do respeito às famílias enlutadas e do zelo com a imagem da categoria. O presidente enfatizou que as empresas devem cumprir com suas obrigações e regramentos aos quais estão submetidas.

     

  • Brum discursa na OAB/RS

    O diretor administrativo Luiz Carlos Brum discursou em audiência pública sobre segurança, ocorrida no último dia 19, na seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), em Porto Alegre. O painel, que teve a participação de representantes da sociedade civil organizada, debateu os problemas e perspectivas da gestão de segurança pública no Estado.

  • Julgamento

    A diretoria do SESF-RS se reuniu no último dia 19 para julgar um processo administrativo envolvendo duas funerárias do Litoral Norte. A reunião teve a presença do delegado regional Anderson Hoffmeister. O processo foi analisado pelo assessor jurídico José Horácio Gattiboni. O resultado do julgamento foi comunicado às empresas.

  • Encontro na Campanha

    O SESF-RS promoveu na última quinta-feira, em Bagé, e sexta (29), em Alegrete, o encontro da regional Campanha para recadastramento das empresas ao Sistema de Remoções de Corpos. As reuniões ocorreram na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de cada município. Ao todo, nove funerárias da região estiveram representadas. A programação das atividades incluiu manifestação do secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva, espaço para debate de questões envolvendo o setor funerário na Campanha, espaço do patrocinador – Grupo L. Formolo – e almoço de confraternização. Valdir Gomes Machado, vice-presidente, representou a diretoria do Sindicato.

  • Diretor e ex-presidente homenageados

    O diretor administrativo Luiz Carlos Brum, e o ex-presidente Ary Bortolotto foram homenageados em evento promovido pela Associação Brasileira de Empresas e Diretores Funerários (Abredif), ocorrido no último dia 30, no World Trade Center, em São Paulo (SP). O tema do encontro foi a Lei 13.261/16, que dispõe sobre a normatização, a fiscalização e a comercialização de planos de assistência funerária. Brum, Bortolotto e outros 13 diretores funerários receberam medalha de Honra ao Mérito por terem liderado em seus estados os trabalhos pela regulamentação dos planos. O presidente Carlos Alberto Graff, o diretor financeiro Claunei Carvalho Szczepaniak e o vice-diretor administrativo Maicon Borgorni da Costa Leite também estiveram no evento, que reuniu mais de 500 participantes. Destaque para a presença do deputado federal Mendes Thame (PV-SP), autor do projeto que originou a lei, homenageado com uma plac

  • Processos administrativos

    A diretoria do Sindicato se reuniu na última quinta-feira, 5, para analisar dois processos administrativos. Na primeira parte da reunião, que contou com a presença do delegado regional Anderson Hoffmeister, foi discutido o processo que envolve duas empresas do Litoral Norte. A outra causa, que reúne duas funerárias da região Missões Norte, foi analisada na segunda parte. No encontro, também foi debatido o evento promovido pela Associação Brasileira de Empresas e Diretores Funerários (Abredif), ocorrido no último dia 30, cujo tema foi a Lei 13.261/16, que dispõe sobre a normatização, a fiscalização e a comercialização de planos de assistência funerária.

  • Parceria com o Banco

    A diretoria do SESF-RS recebeu a visita de três servidores do Banrisul na última quinta-feira, 5. No encontro, foram apresentados produtos e serviços do banco para as funerárias, bem como discutida a possibilidade de efetivação de parceria que visa a proporcionar às empresas associadas mais benefícios e vantagens na aquisição. Ficou acertado que uma nova reunião será agendada para dar andamento nas tratativas.

  • Participação em reuniões é tema de encontro

    A diretoria, delegados regionais e Conselho Político estiveram reunidos no último dia 19, na sede do Sindicato, para tratar da participação dos proprietários das empresas nas reuniões às quais são convocados. A discussão sobre o tema decorreu da ideia de incentivar a presença dos empresários nos encontros, sugerida por um grupo de diretores funerários. Após debate, ficou definido que será votada em assembleia uma proposta de alteração estatutária para estabelecer que somente proprietários das empresas possam participar das reuniões. A proposição prevê também que, na impossibilidade de participar de um determinado encontro, o empresário possa nomear outro empresário como procurador para representá-lo. Ainda não há data e local definidos para a assembleia que votará a proposta.

  • Congresso em Torres

    O secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva e o vice-presidente Valdir Gomes Machado representaram o SESF-RS no Congresso Estadual de Relações Sindicais e do Trabalho, que ocorreu de quinta-feira, 31, a sábado, 2, em Torres. Promovido pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS), o evento apresentou aos participantes uma visão diferenciada sobre as questões referentes à gestão das relações sindicais e trabalhistas. O congresso teve duas sedes: o Hotel Sesc Torres e o Guarita Park Hotel. A programação incluiu jantar de abertura e conferência inaugural no dia 31; dois talk shows, dois painéis e um coquetel no dia 1º; e um painel e um talk show no dia 2. A organização foi da Elo Eventos.

  • Reunião em São Paulo

    O Presidente Carlos Alberto Graff, o diretor administrativo Luiz Carlos Brum e o assessor jurídico José Horácio Gattiboni representaram o SESF-RS em reunião da Associação Brasileira de Empresas e Diretores Funerários (Abredif), ocorrida na última quinta-feira, 7, no World Trade Center, em São Paulo (SP). O encontro reuniu lideranças do setor em todo o país e debateu os dois artigos vetados pela presidente Dilma Rousseff na sanção da Lei 13.261/16, que dispõe sobre a normatização, a fiscalização e a comercialização de planos de assistência funerária. Também foram discutidos detalhes sobre o evento que ocorre no próximo dia 30, no mesmo World Trade Center, cujo tema será a lei. Ainda na reunião, ficou acertado que o setor não tomará medidas para tentar derrubar os vetos.

  • Contas aprovadas

    As contas do exercício 2015 do Sindicato foram aprovadas por unanimidade em Assembleia Geral Ordinária ocorrida no último dia 19, no Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em Porto Alegre. Ao todo, 65 empresas estiveram representadas na reunião. Durante a assembleia, foi apresentado o balancete pelo assessor contábil Evanir Aguiar dos Santos. O conselheiro Milton José Weber revelou o parecer do Conselho Fiscal, favorável à aprovação das contas sem ressalvas. Carlos Alberto Graff (presidente), Claunei Carvalho Szczepaniak (diretor financeiro), José Horácio Gattiboni (assessor jurídico) e Weber formaram a mesa-diretora da assembleia.